segunda-feira, 23 de maio de 2011

5- Qual o fundamento de um governo justo no pensamentos dos sofistas, de Platão e de Aristóteles?

No século V a.C., Atenas vivia o auge de um regime de governo no qual os homens livres decidiam os interesses comuns a todos os cidadãos. Em outras palavras, eles determinavam, em discussões públicas, como a cidade deveria ser administrada. Era considerado cidadão o homem que possuísse alguma propriedade (uma casa, pelo menos), que tivesse escravos e que não fosse estrangeiro. Ou seja, nem todos participavam das decisões públicas; as mulheres, por exemplo, eram excluídas. Esse regime de governo era a democracia ateniense, que, embora não garantisse os mesmos direitos para todas as pessoas, representava uma importante mudança no modo de ver o mundo, pois tinha como fundamento a ideia de que o homem tem soberania sobre seu destino.

4- Qual a finalidade da política?

O governo federal favorecia oligarquias estaduais concedendo favores políticos aos governadores que em troca davam suporte à candidatura do presidente e manobrava seus alidados para apoiar projetos no Congresso Nacional. Essa medida contribuia para evitar que conflitos regionais provocassem instabilidade política no plano nacional.

3- Qual o significado da vida política?

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".

2- Qual a função do espaço público, do erário público e da lei na democracia?

A vida em sociedade exige a existência de leis que possam disciplinar e estabelecer os comportamentos permitidos ou proibidos, na busca da harmonia social, que também se reflete na tranqüilidade pública, que é essencial para a convivência dos diversos grupos sociais que formam a sociedade.

Nos países em que se abandonou o exercício do auto-tutela, ou seja, o exercício do olho por olho dente por dente, proveniente do Código de Hamurab, nenhuma pessoa, brasileira ou estrangeira residente no país, poderá ser condenada ou mesmo julgada a não ser por uma autoridade judiciária competente, prerrogativa esta que não é assegurada a nenhum outro Poder.

1 - Qual a relação entre a criação dos legisladores pelso gregos e democracia?

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever, em seu período clássico antigo, o mundo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países.
Não existe uma data fixa ou sequer acordo quanto ao período em que se iniciou e terminou a Grécia Antiga. O uso comum situa toda história grega anterior ao império romano como pertencente a esse período, mas os historiadores usam o termo Grécia Antiga de modo mais preciso.
Alguns escritores incluem o período minóico e o período micênico (entre 1600 e 1100 a.C.) dentro da Grécia Antiga, enquanto que outros argumentam que essas civilizações eram tão diferentes das culturas gregas posteriores que, mesmo falando grego, devem ser classificadas à parte.