segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comentário sobre Sedwick Bell.

Sedwick Bell: ele é um garoto mau educado que não ligava para com os estudos. Mas seu pai coloca em uma escola tentando dar-le educação para que no futuro possa ocupar o lugar do pai mais ele poucou se lichava para isso, então seu professor fala com seu pai tentando melhorar o seu desempenho, então ele muda mais de uma forma errada enganando a todos.

O homem por natureza é bom ou ruim?

Por Rousseau: O estado de natureza, tal como concebido por Rousseau, está descrito principalmente em seu livro Discurso sobre a Origem e Fundamentos da Desigualdade Entre Homens.


A definição da natureza humana é um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. O homem natural é um ser de sensações, somente. O homem no estado de natureza deseja somente aquilo que o rodeia, porque ele não pensa e, portanto, é desprovido da imaginação necessária para desenvolver um desejo que ele não percebe. Estas são as únicas coisas que ele poderia "representar". Então, os desejos do homem no estado de natureza são os desejos de seu corpo. "Seus desejos não passam de suas necessidades físicas, os únicos bens que ele conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso".


Por Hobbes: A chave para entendermos Hobbes, é o que ele diz respeito ao estado de natureza. Como sabemos, Hobbes é um contratualista. Ou seja, antes de firmarem um contrato, os homens, viveriam em um estado de guerra. E só depois desse contrato, o homem, poderia viver em paz.


Para Hobbes, o homem em sua natureza é propício à guerra por causa da sua desconfiança em relação aos outros e também por se achar superior aos outros. Hobbes ainda defende a guerra quando dois homens desejarem a mesma coisa. A guerra para Hobbes á a atitude mais racional que um homem pode adotar. A guerra para Hobbes pode se dar por três motivos. Primeiro, a competição; segundo, a discórdia; e terceiro; a glória.

O que significa dizer que a não indiferença é a principal característica do valor?

A não-indiferença representa o início do "importar-se", o reconhecimento da imagem do outro, a importância de alguém que ocupa espaço físico, temporal, que faz diferença!


Distinção entre juízos de realidade e juízos de valor. Os primeiros, enquanto constatação da realidade (ex.: isto é uma mesa) e os últimos, enquanto qualidade do conteúdo, podendo ser atrativa ou repulsiva, boa ou má e assim por diante.


Porém, é importante fazer uma distinção: enquanto as coisas são, os valores valem. Parafraseando Garcia Morente, podemos dizer que "os valores não são, mas valem. Quando dizemos de algo que vale, não dizemos nado do seu ser, mas dizemos que não é indiferente. A não-indiferença constitui esta variedade ontológica que contrapõe o valor ao ser. A não indiferença é a essência do valor".

De onde vêm os valores?

Os valores vieram de uma combinação de comodismo e achismo que cresceu atraves dos tempos. As pessoas se acomodam ao acreditar em um mundo idealista onde todos nós humanos somos "eternos" e "valiosos". Com este aspecto, a cultura humana involuiu e se prendeu á certas "ideias" que se relacionam umas as outras (como em grupos). As divergencias culturais provocadas pela globalização e outros fatores, fiseram estas "ideias relativas" entrarem em atrito, aumentando então a força que seus idealizadores se prendem a elas. Então qualquer um que ultrapasse, nege ou ignore essas ideias (ou leis) é tido como ruim ou desvalorizado perante aos seguidores da mesma.

O que são valores ?

Prezar alguma coisa significa atribuir-lhe importância; qualquer coisa quer você muito preza pode ser considerada um "valor". Estou me referindo especificamente aos valores da vida, às coisas que são mais importantes para você.


Há dois tipos desses valores: os fins e os meios. Se eu lhe perguntar "Quais são as coisas a que dá mais valor?", você pode responder "Amor, família, dinheiro..." Desses, o amor é o valor final que está procurando; em outras palavras, o estado emocional que deseja. Por outro lado, família e dinheiro são apenas valores que servem como meios. Em outras palavras, servem para você acionar os estados emocionais que realmente deseja.