terça-feira, 3 de agosto de 2010

Números dão esperança ao São Paulo e desafiam o Inter

Números dão esperança ao São Paulo e desafiam o Inter


Tricolor venceu os últimos quatro jogos contra o Colorado no Morumbi, sempre sem levar gols.

Para os são-paulinos descrentes, fica a esperança; para os colorados exageradamente confiantes, fica o alerta. Números recentes mostram que uma virada do São Paulo sobre o Inter nas semifinais da Libertadores não seria nada de outro mundo. O primeiro jogo, no Beira-Rio, teve vitória vermelha por 1 a 0. Os paulistas têm duas opções: vencer por dois gols de diferença nesta quinta-feira ou devolver o resultado de Porto Alegre e tentar a sorte nos pênaltis. Nos últimos quatro jogos entre as duas equipes no Morumbi, foi exatamente o que aconteceu.

O Tricolor venceu todas, sempre sem levar gols, sempre pelo Campeonato Brasileiro: 2 a 0 em 2006, 1 a 0 em 2007, 3 a 0 em 2008, 1 a 0 em 2009. A última vitória colorada na casa são-paulina foi justamente a final da Libertadores de 2006 – 2 a 1, com gols de Rafael Sobis (duas vezes) e Edcarlos. A atual edição do torneio continental também dá ânimo aos tricolores: mostra o São Paulo forte como mandante e o Inter frágil como visitante.

Foram cinco jogos em casa para o Tricolor na Libertadores-2010. E nada de sofrer gols. O time de Ricardo Gomes somou quatro vitórias (2 a 0 no Monterrey, 3 a 0 no Nacional-PAR, 1 a 0 no Once Caldas e 2 a 0 no Cruzeiro) e empatou por 0 a 0 com o Universitário, do Peru. Deu sinais de força ofensiva e solidez na defesa.

- O São Paulo precisa do resultado, tem a torcida apoiando, e vai tentar nos empurrar. Vai tentar usar a mesma estratégia. Temos que estar espertos - disse o goleiro Renan.

Já o Inter, longe do Beira-Rio, fez o contrário do São Paulo no Morumbi. O Colorado, ainda com Jorge Fossati de técnico, disputou cinco partidas como visitante na Libertadores. Não venceu nenhuma. Foram três empates (1 a 1 com o Deportivo Quito, 0 a 0 com o Cerro e 0 a 0 com o Emelec) e duas derrotas (3 a 1 contra o Banfield e 2 a 1 diante do Estudiantes). O alento no retrospecto vermelho é que apenas um dos resultados, o 3 a 1 para o Banfield, eliminaria o Inter se fosse repetido contra o São Paulo. Mas há uma diferença central na equipe gaúcha: a chegada de Celso Roth. Com ele, o Colorado fez duas partidas como visitante, e venceu ambas: 3 a 0 no Guarani e 2 a 1 no Atlético-MG.

Na história dos confrontos entre o Tricolor e o Colorado, somando todas as competições, o equilíbrio é absoluto. Foram 62 partidas, com 22 vitórias para cada lado e 18 empates. O São Paulo marcou mais gols: 78 contra 71. Nos últimos dez jogos, foram seis vitórias paulistas, duas gaúchas e mais dois empates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário